sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Formação de Professores

Informativo do mês de Setembro

No dia 16,17 e 18/09 professores e funcionários participaram da 1ª formação de Olericultura ,na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes ,do projeto Educando com Horta Escolar,apoio do FNDE,FAO,MEC e parcerias do clube dos Desbravadores,Instituto Reciclar,Ceplac,Senar etc.

2 comentários:

  1. Tema: Meio ambiente: Eu sou parte dele.

    1º momento: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação

    2º momento: Em roda de conversa , os alunos deverão falar sobre tudo que já conhecem, o que percebem sobre a relação do homem com a natureza. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio pelo bairro e ou outras localidades que tem visivelmente sido explorada. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Prepare uma passeata ecológica com todo o material produzido.
    3º momento: Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais.
    4º momento: propor que aos alunos criem ações que possa contribuir para a melhoria do ambiente escolar.
    Dicas:
    Fazer a coleta seletiva de lixo: Os alunos deverão preparar caixas ou outro material para fazer o coletor de lixo.
    Prepara cartazes para a divulgação das ações de melhoria e conscientização.
    Preparar um simpósio para apresentar as situações presenciadas e viabilizar meios para ações que envolva a comunidade e poderes públicos.
    Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. Um bom exemplo é cultivar uma horta e depois comer as verduras e os legumes plantados.

    Avaliação:
    Valores percentuais no desenvolvimento das atividades apresentadas pelos alunos no decorrer das aulas,ou apresentações,levando em consideração o empenho de cada aluno.

    Com carinho,
    Zuilma-Diretora Geral

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela iniciativa. Agora é incentivar os alunos a participarem desse novo processo de aprendizagem

    ResponderExcluir